terça-feira, 12 de maio de 2015

Algas e seus tipos

Antigamente as algas eram classificadas como um sub-reino primitivo no reino das plantas. Atualmente, sua maior parte está classificada dentro do reino protista, ou, em outro grupo principal chamado eucariontes, o qual inclui animais e plantas mais desenvolvidas.

As algas possuem clorofila e são capazes de produzir seu próprio alimento através do processo de fotossíntese.

Dentro dos oceanos, elas estão espalhadas por grande parte de nosso planeta. Elas também se encontram em água doce e, inclusive, fora da água. Entretanto, quase todas as algas são marinhas.

As algas que se desenvolvem em água poluída, geralmente são tóxicas e se multiplicam muito rapidamente. Este processo provoca um aumento exagerado em seu número e, conseqüentemente, um sério desequilíbrio no ecossistema.

As algas marinhas são as produtoras primárias dos nutrientes que suprem todo sistema, além disso, elas também são de grande importância por sua capacidade de suprir com oxigênio toda vida marinha.


  • Microalgas seriam as algas unicelulares, ou seja, seres autotróficos (fazem fotossíntese) que possuem uma única célula. São elas a grande maioria das algas. São todas visíveis somente no microscópio, mas elas são responsáveis pela cor dos mares (azuis, verdes) e pela
    sensação de que a água do mar é pegajosa. Elas também são responsáveis pela maioria do oxigêncio presente na Terra. Também são chamadas de plâncton ou fitoplâncton






  • Macroalgas - são as algas pluricelulares, com as quais nós estamos acostumados, sendo as algas verdes muito semelhantes a plantas aquáticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário