terça-feira, 12 de maio de 2015

Teoria Celular

Criada por volta do século XIX pelo botânico alemão Mathias Jakob Schleiden e pelo zoólogo também alemão Theodor Schwann, a Teoria Celular  diz que a célula é a unidade fundamental da vida, sendo assim, que tudo que se considera vivo é feito por células, seja por trilhões delas ou por uma apenas.
A teoria celular consiste em três ideias:
  • A vida existe somente nas células”: todos os seres vivos são feitos de células, ou seja, todas as reações do organismo dependem da atividade das células, e é através da célula que toda a energia necessária para o funcionamento do organismo é obtida e utilizada. 
  • As células provêm somente de células preexistentes”: uma célula "nasce" através da reprodução de outras células, onde é passado o material genético a essa nova célula.
  • A célula é a unidade de reprodução e transmissão das características hereditárias.”: todas as características genéticas é transmitida a partir da reprodução das células.

Robert Hooke descobriu a célula em 1669, ao observar um pedaço de cortiça num microscópio. Ele conseguiu visualizar pequenas cavidades na cortiça, dando a elas o nome célula.

Em 1673, Antony von Leeuwenhoeck observou no microscópio as primeiras células animais: os glóbulos vermelhos do sangue. No começo, os glóbulos vermelhos não eram considerados como células, já que para ele essas células não tinham certos "compartimentos" básicos. 
Leeuwenhoeck também observou o núcleo celular, o que ajudou muito na compreensão do uso da célula em nosso organismo. Com isso, foi descoberto o nucléolo, como se fosse um núcleo do núcleo, que existe em todas as células, menos nas hemácias.

Somente um século e meio após da descoberta da célula é que a Teoria Celular foi lançada. Antes disso, vários cientistas já tentaram entender a estrutura e o funcionamento da célula, gerando ideias que se tornaram fundamentais para o desenvolvimento da Biologia, mais especificamente da Citologia, ciência que estuda a estrutura, as funções e o desenvolvimento celular.

Hoje sabemos que todo ser vivo, seja ele membro do reino Plantae, Animallia, ProtistaFungi ou Monera é composto por célula, alguns por uma única, outros por várias, e que muitas células apresentam diferenças entre si, mas desempenham basicamente o mesmo papel: estruturar, realizar atividades metabólicas e transmitir informações genéticas.

Sabe-se também da existência de organismos acelulares, ou seja, os que não são compostos por célula nenhuma, os tão conhecidos vírus, que devido a essa característica, não se encontram em nenhum dos reinos. Os vírus são formados por material genético envolto por uma cápsula proteica, e necessitam de uma célula hospedeira para sobreviver e se reproduzir, por isso, são chamados de parasitas intracelulares obrigatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário